Uma epidemia pode gerar muitas perguntas nos registros médicos. Além disso, ao se deparar com uma doença desconhecida, é natural pensar nas origens dos nomes das doenças. Por exemplo, temos coronavírus, chikungunya e dengue. Quais são os nomes detrás destas doenças?
O coronavírus tem o nome porque é causado por um tipo de vírus que tem a forma de coroa ou de hélice. A palavra “corona” em latim significa “cobre” ou “coroa”. Já a chikungunya é originária do língua makua, um idioma falado no sul da África, e significa “mala de rheumatismo”. A dengue, por sua vez, é o nome em indonésio para um tipo de mosquito-da-morte.
No entanto, muitas doenças têm nomes latinos que são resultantes de descrições das características clínicas, patológicas ou etimológicas. Outras vezes, os nomes são inspirados em pessoas que fazem parte da história da doença ou em características do ambiente onde a doença surgiu. Além disso, existem casos em que os nomes das doenças são criados a partir de combinações de caracteres gregos, latinos ou nomes de localidades.