A atriz Fernanda Torres, recentemente prêmio com o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua interpretação em “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, enfrentou uma onda de críticas após uma análise publicada pelo jornal Le Monde. A reportagem, assinada pelo crítico Jacques Mandelbaum, gerou controvérsia ao apontar que a obra teria uma “focalização melodramática” na personagem Eunice Paiva e que a atuação da atriz seria “passavelmente monocórdica”.
A crítica não passou despercebida pelo público brasileiro. Assim que a análise do Le Monde ganhou repercussão, fãs de Fernanda Torres se manifestaram em massa, ocupando as redes sociais do jornal francês com comentários em defesa da atriz. Entre as mensagens, destacaram-se frases como “Respeitem a Fernanda Torres”, “Vocês estão com medo de perder o Oscar?” e “Fernanda Torres merece respeito”.
Muitos internautas também exaltaram a qualidade do cinema nacional, afirmando que a produção dirigida por Walter Salles é uma das melhores do ano. “Lavem a boca antes de falar de filme brasileiro” e “Cinema brasileiro dando banho” foram algumas das frases que simbolizaram o orgulho do público pela obra e pela performance de Fernanda.