O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que as tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e México entrarão em vigor nesta terça-feira, independentemente de eventuais acordos. Segundo Trump, os países devem construir fábricas nos EUA para evitar as tarifas.

Trump destacou que não há mais espaço para um acordo que evite as tarifas, ao reduzir o fluxo de fentanil para os EUA. Além disso, também anunciou que tarifas recíprocas entrarão em vigor em 2 de abril para países que impõem tarifas sobre produtos americanos.

As declarações de Trump abalaram os mercados financeiros, fazendo os índices de ações dos EUA ampliarem suas perdas. O Dow Jones Industrial Average caiu 1,58%, o S&P 500 caiu 1,78% e o Nasdaq Composite recuou 2,47%.

A medida afetará mais de US$900 bilhões em importações anuais dos EUA de seus vizinhos do sul e do norte, o que representaria um sério revés para a economia norte-americana altamente integrada. CEOs e economistas avaliam que a ação terá graves consequências negativas para a economia.

As tarifas estão programadas para entrar em vigor às 12h01 (horário de Washington) de terça-feira, quando o Canadá e o México sofrerão tarifas de 25%, sendo 10% para a energia canadense.

O que você achou deste conteúdo?



Compartilhe

Comentários desativados